sábado, 6 de março de 2010

Rafael Calomeni se prepara para "Ribeirão do Tempo"

São Paulo. Quando soube que estava escalado para atuar em "Ribeirão do Tempo", Rafael Calomeni não imaginou que poderia se identificar tanto com um personagem. Mesmo tendo de abandonar o jeito carioca ligado à praia para viver Newton, seu personagem na trama da Record, o ator vai poder investir em um de seus "hobbies" favoritos: o esporte. Na trama de Marcílio Moraes, que tem estreia prevista para abril, o ex-modelo vai interpretar um instrutor de esportes radicais e mecânico de aeronaves.

Na fictícia cidade que dá título à novela, Newton também é dono de uma agência de turismo especializada em oferecer pacotes de viagens para aventureiros. "Esse personagem tem tudo a ver comigo. Sempre gostei de praticar esportes, mesmo os mais radicais", explica o ator, sobre seu segundo trabalho na emissora.

Para entender melhor o universo dos esportes de aventura, Rafael teve de fazer laboratórios sobre paraquedismo, rafting e wakeboard. "Prestei atenção na postura e comportamento desses profissionais que trabalham com algo que exige muita responsabilidade e cuidado", ressalta.

Acostumado com a adrenalina dos esportes radicais - ele surfa, mergulha, anda de skate, pratica rafting e wakeboard -, o ator não precisou de grande preparo para compor o personagem. Mesmo assim, há pouco tempo ele saltou de paraquedas e procura ler tudo o que encontra sobre o assunto. "A novela só está no início, então vou tentando chegar onde pretendo aos poucos", justifica ele, sem esconder a empolgação pelo papel.

Mistério. Mas não é só a aventura que vai percorrer o caminho de Newton. O mistério é uma das características mais marcantes do personagem, um homem calado e enigmático que vai sofrer algumas acusações no decorrer da história. Justamente por interpretar um papel que pode sofrer reviravoltas e até revelar-se mau-caráter ao longo da trama, Rafael tem uma preocupação a mais na hora de compor o trabalho. Por isso, ele procura ficar atento aos outros personagens, principalmente os que povoam seu núcleo.

"É uma forma de buscar caminhos implícitos na trama. A forma que o Marcílio escreve faz com que eu tenha de deixar opções para o personagem", explica o ator, que estreou na TV na pele do Expedito de "Páginas da Vida", na Globo.

Em seu segundo trabalho na Record - em 2009, ele entrou no final de "Promessas de Amor" como o vilão Órion -, esta é a primeira vez que o ator vai viver um personagem fixo. "Entrar em uma novela no mesmo ritmo de toda a equipe e com mais conhecimento sobre a trama é muito mais confortável", confessa. "Fazer o Newton é uma boa surpresa. Espero que esse personagem seja um grande sucesso", torce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário